LOGO SA HORIZONTAL BRANCA

PENSE COMIGO

A curiosidade que não matou o gato

Certamente você já deve ter ouvido o ditado que diz: a curiosidade foi que matou o gato… pode até ser que isso seja verdade, ou quem sabe uma meia verdade, pois o gato que não for curioso pode morrer de fome… e pensando na curiosidade de forma instintiva é possível afirmar que a sua sobrevivência tem uma relação com a curiosidade.

Aí você pode me dizer: foi por conta da curiosidade que eu me dei mal… E eu te digo: tudo bem, mas acredito que você não usou a curiosidade forma mais genuína como uma criança usa para aprender e desenvolver-se cada dia mais.

Perceba que um dos motivos que leva uma criança a poder ter um bom desenvolvimento é o mesmo motivo que você tem para mudar muita coisa na sua vida: a curiosidade… Uma criança comendo ao lado de outra criança tem uma tendência natural de deixar de comer seu lanchinho e experimentar o lanchinho do amiguinho. O que dispara esse comportamento é a curiosidade de forma mais genuína, mas os leigos sobre a mente humana dirão que foi a inveja 🤭.

É essa curiosidade que a faz viver os 3 estágios do aprendizado que faz a criança ser mais criativa, inventiva e desenvolvida. Agora você vai aprender aplicar cada um deles para mudar algo em qualquer área de sua vida, mas ante quero que você saiba que a etimologia (origem) da palavra CURIOSIDADE vem do latim e quer dizer “desejo de conhecer para curar”, ou seja, algo que incomoda e é necessário aprender para ter equilíbrio. Se liga aí:

PRIMEIRO ESTÁGIO DA CURIOSIDADE: QUESTIONAR

Perceber que tudo aquilo que você não é ou não tem é porque você não sabe, pois se você soubesse você já seria ou já teria.

A curiosidade te leva a questionar aquilo que você não conhece. Todas as suas descobertas hoje fazem parte de seu repertório de conhecimentos e experiencias e a sua vida nada mais é que esse conteúdo dessas vivências adquiridas. Esse repertório se forma por meio de você questionar sem julgamentos aquilo que amplia sobre você. Lembre-se: Toda falta de curiosidade te leva a falta de conhecimento, esteja curioso a saber como fazer melhor algo que te aproxima daquilo que você quer ser ou daquilo que você quer ter.

SEGUNDO ESTÁGIO DA CURIOSIDADE: EXPERIMENTAR

Todo conhecimento só pode ser validado quando você testa, seu erro em firmar conhecimento, pode ser em ficar tentando ao invés de testar. Quem tenta não consegue, quem testa progride. Quando você tenta fazer as coisas não há compromisso algum no resultado, pois tentar pressupõe que pode falhar e se falhar você não tem o desejo de fazer novamente. Testar é diferente, é você fazer, não deu certo você faz de novo, não deu certo e você mais uma vez você testa e a cada vez que você testou e não chegou ao resultado que queria você aprendeu mais, você experimentou uma nova forma de fazer diferente, você obteve mais conhecimento.

TERCEIRO ESTÁGIO DA CURIOSIDADE: ACREDITAR

Após o teste sobre algo que você questionou, o resultado lhe propõe acreditar em algo e são as suas crenças que te fazem está comprometido a ampliar suas ações e esse ciclo da curiosidade se repete, porém em um nível superior de novos aprendizados.

Agora fica mais claro que…

Cada atitude que você tem em sua vida está relacionada a algum conhecimento que foi aquirido no ciclo da curiosidade: QUESTIONAR, EXPERIMENTAR e ACREDITAR. Perceba que esses três estágios estão focados no processo e não no resultado, se você melhorar a forma de encarar o processo de qualquer coisa que fizer você terá um melhor resultado, afinal o resultado é mera consequência do processo.

Melhore seu processo de venda! Venha participar do TVP (Treinamento de Vendas com PNL) lembre-se que o conhecimento é o investimento mais seguro que você pode fazer. Seja curioso! Seja Curiosa! E na hora de executar algo esteja mais do que envolvido, envolvida… seguindo o CICLO DA CURIOSIDADE você estará comprometido, comprometida a fazer da sua vida algo melhor.

Esteja curioso ou curiosa para acessar minha minha bio e saber muito mais sobre o TVP!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse post com alguém